Banda legal e com atitude, tocam um estilo bem diferente da maioria das bandas da região, um tipo de "skate-rock" se não estou enganado, porém não demonstram abertamente em suas músicas autorais, deixando transparecer a influência óbvia de Charlie Brown Jr. e Blink-182, mas bem equilibrado com outras influências, o que é bem legal, porque não fica parecendo um "cover-autoral" e dá a identidade da banda, como dá para conferir no PureVolume e no BDG, além do perfil no Twitter.
Como eu estabeleci na semana passada, todo sábado é dia de postar bandas que foram e são fodas. A lista é feita de acordo com pedidos dos internautas via Twitter. Hoje contamos com a ajuda de Abel e Pablo. O Bandas Phodas de hoje ficou assim:
Pois bem, por indicação da Divinópolis Rock (em breve um post sobre ela) e mais alguns Twitters chegou a hora da banda Rhodes e os Impagáveis. Eles esboçam uma grande qualidade musical, com letras bonitas e elaboradas, porém não aparentam ter presença de palco, nada que um pouco de esforço direcionado não resolva. Os caras misturaram pop-rock com levadas de groovy, o que geralmente dá certo e eu pessoalmente aprovo. A única coisa que infelizmente tá em falta são vídeos da banda, não do vocalista, mas da banda inteira. Nada que não seja "consertável" também, visto que eu também sei o quanto é difícil ter uma gravação ao vivo que dê pra entender a música.
Os caras têm perfil no palco mp3 e no twitter, tanto da banda quanto do vocalista.
A banda da vez é o Grupo Elas, três meninas lindas, talentosas e carismáticas tocando músicas meigas e doces no que vocês acham que vai dar? Se não pensaram em SUCESSO não concordamos em um ponto. Quando vi os vídeos delas achei muito interessante o vozerão da vocalista e o fato de que elas dispensam a bateria, ficando apenas com as percussões, porém não deixando a música "barzinho". Confesso que quando vi o nome pensei que era algum fake number cover que tem por aí, mas quando assisti vi que era bem diferente. Eu só acho que deviam se aprimorar mais na presença de palco, não que elas não tenham, mas é importante ter bastante.
O contato com o grupo elas pode ser feito pelo Site (que ainda está em construção), pelo Twitter ou pelo blog.
Recomendo:
Ana - Elas em Canto (2009)
Pra Ti - Elas em Canto (2009)
Divulga esse disco aí meninas, deu trabalho pra achar viu
O rock n´ roll circus consistia basicamente da idéia de um festival de rock idealizado pelos Rolling Stones. Apesar de contar com vários artistas de renome internacional, o evento foi considerado um grande fracasso na época, pelo fato de TODAS as suas apresentações atrasaram e por outros motivos, todas as películas provenientes do evento foram, arquivadas. Porém, para aclamação da crítica ele foi lançado na década de 90, e virou um sucesso mundial.
Bandas Participantes:
Jethro Tull - Song for Jeffrey
The Who - A Quick One Whiles He's Away
Rolling Stones (é claro) - Parachute Woman, Sympathy for the Devil, You Can't Always Get What You Want, No Expectations, Salt of The Earth
The Dirty Mac - Yer Blues & Whole Lotta Yoko (ver post)
E algumas outras bandas que são impossíveis encontrar fotos, mas que também valem a pena se pesquisar.
De todas as bandas que passaram pelo bandas de garagem, essa é a única que (infelizmente) não vi ao vivo, não sei como, porque essa é uma das bandas mais famosas da região, a Dias de Truta. Os caras tem um som bem característico, com levadas groove e letras elaboradas, fica uma coisa meio animadinha, coisa que realmente faz sucesso por aí. Só que seria preciso lembrá-los que "fofinho", "animadinho" e "bonitinho" não são adjetivos dignos de uma banda que se preze, e que às vezes essa coisa pop-barzinho dá nos nervos. Mas o fato é que por onde os caras passam arrastam legiões de pessoas, e que como eu nunca vi ao vivo não sei a química que eles passam quando estão no palco, porém esta será a minha opinião até que me provem o contrário.
Os caras possuem Twitter, perfis em vários sites relacionados a bandas e inclusive um Site. Pesquisem sobre os caras, realmente vale a pena.
Recomendo:
Flor Amarela - Só no Riacho (2008)
Na Porta de Um Bar - Só no Riacho (2008)
Normalmente eu prefiro colocar vídeos de covers feitos pela banda, mas com não achei...
Durante uma viagem para Piumhi-MG fiquei conhecendo a Chickabee. Com uma poderosa presença de palco e musicas com um estilo peculiar misturando rock pesado à letras irreverentes. Sinceramente não vi o suficiente para encontrar maiores defeitos, talvez o único que eu tenha encontrado é a semelhança escancarada ao Tihuana. Porém eles têm sim seu estilo próprio e merecem a atenção do público.
No Musicanto fiquei conhecendo uma banda chamada Jokie. Banda legal e com atitude, mostrou uma boa afinidade com o público e presença de palco por parte do seu vocalista, Erik Rizatto. Gostei de vários elementos da música, mas o que mais me agradou foi o uso da Escaleta, pois, é difícil se ver coisas diferentes por aqui. Na minha opinião, pelo menos na apresentação que eu vi, o vocalista podia ter se "atrevido" mais nas vocalizações, pois aparentemente tem uma voz grave bem potente, quando não se explora até o fim a voz grave, ela fica com aparência travada.
A banda Jokie tem perfil no Twitter, Palco mp3 e o blog do Erik também é atualizado constantemente com as apresentações e informações da banda.
Quando uma pessoa se torna maior que a própria banda isso pode ter consequencias graves, com aconteceu com o The Doors. Claro, o(s) empresário(s) deles tinha que explorar o "potencial" de Jim. Mas o fato é que sempre que alguem se torna estrela de mais para uma banda a qualidade cai e muito. Mas quem diria que um garoto tímido vindo da Flórida seria o sex-symbol da contra-cultura. Morrison é muito mais que isso, além de um espetacular showman escreveu a maioria das músicas do Doors.
Ele fez umas doideiras maiores, tipo o show em que ele mostrou a genitália e não foi perdoado até hoje, mas o seu som ficou inimitável até os dias de hoje, então vale a pena sim ouvir e pesquisar, tanto os Doors quanto o próprio Jim Morrison, uma das maiores lendas do Rock.
Recomendo:
RoadHouse Blues - Morrison Hotel (1970)
Break on Through (to the other side) - [album homônimo] (1967)
Continuando falando sobre bandas de garagem, chegou a hora da Tribu Jhonnes. Os caras são muito legais, demonstraram um grande respeito pela minha opinião, coisa que para mim vale muito. Uma banda só pode crescer com humildade para aceitar mesmo críticas. Pois bem, eles possuem vários elementos legais como backing vocals, riffs elaborados e grande afinidade com o público. Só perdem pontos comigo pelo fato da música não ter aquela "pancada", falta característica no pop-rock. Podem se informar sobre eles no Twitter, e no BDG.
Mas o fato é que a banda tem atitude, e não é só porque eu estou falando que não gosto de pop-rock que vocês devam se preocupar com isso, até porque vocês tem seu público e essa é sua identidade.
A Ong Mineira é uma banda natural de Cláudio-MG (olha ela aí de novo!). Com um repertório cravado no rock faz bastante sucesso na região, tocando em bares e eventos. Como se pode notar pelo canal deles no YouTube, a banda tem uma presença de palco bem interessante, e consegue alcançar uma sonoridade bem acima da média. Na minha opinião, ela peca por faltarem músicas autorais, porque só por elas é que dá pra saber se eles realmente tem qualidade ou não. Se quiserem saber mais sobre a Ong Mineira é só segui-la no Twitter ou acompanhar no perfil do facebook, do BDG ou do MySpace, e também baixar suas músicas no Linha Direta, serviço de downloads deste humilde blog que vos fala.
Recomendo:
Cogumelo Gigante - [sem disco]
Libido - [sem disco]
Quer ver a sua banda no Voodoo Child? Faça como a Tatiana, entre em contato com o blog: voodoochildblog@hotmail.com
Como este é blog é simplesmente direcionado ao Rock n' Roll e aos roqueiros brasileiros e portugueses, irei disponibilizar pelo menos dois tópicos semanais com o maracdor Bandas de Garagem, a fim de conhecer e divulgar bandas que eu acho interessante e/ou podem ser um grade sucesso no Brasil. Se você tem uma banda e quer que o público a conheça, mande um link do YouTube, ou qualquer página para o voodoochildblog@hotmail.com e veja sua banda no nosso humilde blog
Como eu destaquei no Post Bandas Phodas da semana passada, vou falar sobre o Dirty Mac. O Dirty Mac foi uma banda formada por ninguém mais niguém menos que John Lennon para a apresentação no Rock n' Roll Circus (em breve um post sobre o evento também). A banda contava com o elenco:
Keith Richards (Rolling Stones) no baixo
John Lennon (Beatles) na guitarra e vocal
Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience) na bateria
Eric Clapton (Cream) na guitarra solo
Não, você não está enganado, esses quatro caras aí já estiveram juntos numa banda. Infelizmente foi só uma apresentação, mas o fato é que temos o registro, então aproveitem:
Pesquisem sobre o Dirty Mac, vocês não vão se arrepender.
A pedido de um grande leitor, pesquisei sobre a última banda da postagem Musicanto, a banda Intrusos. Pois bem, foi bastante interessante pois eles tem um som bem característico, não parecendo com esses lixo-pop-rocks que são empurrados para nós todos os dias. Na minha pesquisa, encontrei o MySpace (apesar dele parecer estar abandonado), o canal no YouTube e o Twitter deles. Para mim, eles têm uma qualidade muito grande a ser explorada, principalmente por aparentarem ter em média uns 16 ou 17 anos. Eles ainda devem estar na ativa, pois o twitter é constantemente atualizado e o pessoal que eu conheço de Cláudio-MG me disse que eles não se apresentam muito, só em eventos (municipais) maiores.
Recomendo:
Viver em Paz - [sem disco]
Uma Alma Qualquer - [sem disco] (aquele clipe do post musicanto)
Tudo Pode Ser Perfeito - [sem disco]
Essa banda ainda vai dar o que falar hein... Se você conhece algum "Intruso" comente aqui, to louco para conhecê-los. Até mais.
Ontem o musicanto esteve melhorzinho. Teve umas bandas de Rock, inclusive, legais. Aquela tal de Tribbu Jones[link] me desanimou um pouco, foi pop-rock de mais. Novamente o que me surpreendeu mais foram os cantores da terra. Um cara chamado Dimas Deptulski foi o que mais me impressionou, tanto com música e interpretação. O desânimo total foi com Conduta de Risco e Beach Reggae, tendo esta última uma visível qualidade melhor, apesar de pecar (e muito) na apresentação. Eu encontrei a lista da pré-seleção e da lista de classificados para a segunda fase. Infelizmente, minha visita ao musicanto 2011 não teve proveito quase nenhum, já que não teve nenhuma banda agradável que seja apresentando. Talvez o ano que vem tenha né, então vamos esperar pra ver. Como sempre só aqueles artistas de chapéu e violão venceram, apesar de desta vez não ter muita "dificuldade" em vencer as bandas de Rock.
Assim que tiver videos postarei aqui pra vocês terem uma ideia do que eu estou falando.
Muito bem, chegou a hora do mais novo quadro semanal do nosso querido Voodoo Child, o Bandas Phodas da semana!! quem identificar-se comigo, mencione no Twitter ou comente lá em baixo... Então vamo lá:
5º Jethro Tull
4º ACDC
3º The Kinks
2º Rolling Stones
1º The Dirty Mac (em breve com um post só pra eles é claro)
Nunca vi um musicanto tão medíocre quanto o deste ano. Bandas ridículas, com um visual ridículo e péssimas músicas. exceto por alguns músicos não vi nada que agradasse. Até os cantores da terra que eu não sou acostumado a gostar me agradaram mais, tipo um tal de Zebeto Corrêa, tá certo que as músicas deles geralmente são melhores mesmo, mais minha alma roquerística simplesmente não se dá com essas músicas. Fora esses problemas, e as intempéries do dia (tava um frio do cão!). Ah já ia me esquecendo, teve uma banda boazinha sim, uma tal de Banda Jokie de Divinópolis-MG. Espero que hoje tenha alguma coisa interessante, senão nem compensa voltar domingo pra ver a final.... Até mais moçada.
Finalmente os Strokes fizeram um disco que se "assemelha" a um disco de Rock. Sinceramente viu, os caras tinham tudo para serem os grandes ídolos do Rock do século XXI, só que algumas músicas deles parecem até que foram compostas pela Lady Gaga !?! Mas aparentemente eles melhoraram.
Nick Valensi (Guitarra), Julian Casablancas (Vocais), Fabrizio Moretti (Bateria), Nicolai Fraiture (Baixo), Albert Hammond Jr. (Guitarra)
Eu não faço a mínima idéia do nome da tal música "pop" que eu vi, eu só sei que eu passei pra MTV e tava passando, ele era preto e branco e o Julian Casablancas tava no chão ou algo assim. O fato é que essa fase deve ter passado e o resultado é esse:
ANTES
Depois
Recomendo:
You Only Live Once - First Impressions of Earth (2006)
Não sei se vocês já ouviram falar do Musicanto Popular Claudiense. Se já ouviram devem saber que este é um dos festivais de maior expressão e qualidade artística do interior mineiro, e que começa hoje, dia 20/05. Não me recordo ao certo em qual edição ele está, só me lembro que é na cidade de Cláudio-MG, a uns 150km de BH. Como começa hoje então não tenho vídeos para mostrar desta edição, mas posso mostrar vídeos de edições passadas, então Enjoy it!!
Poucas vezes no Brasil eu vi uma banda com uma sonoridade tão "clássica" quanto à dos Velhas Virgens. Na minha opinião uma das únicas bandas atuais que ainda conseguem compor músicas nesse estilo. Graças ao visual da banda (principalmente o do vocalista Paulão), e as letras que falam coisas do dia-a-dia dos homens, essa banda adquire cada vez mais o coração dos roqueiros brasileiros desde 1995.
A banda das Velhas Virgens
Paulão de Carvalho: A lenda
É importante, é claro, lembrar-vos que se tem filhos pequenos e/ou irmãozinhos não escute perto deles. Vá por mim.
Recomendo:
Uns Drinks - Vocês Não Sabem Como É Bom Aqui Dentro (1997)
De Bar em Bar Pela Noite - Foi Bom Pra Você? (1995)
E como falar de Rock n’ Roll sem falar de Raul Seixas. Um dos maiores (se não o maior) expoente do rock brasileiro. Raul possui um acervo de músicas que varia entre as 250 músicas, tendo músicas de vários estilos, dentre eles sua marca registrada, o rock com uma mistura de baião.
Raul Seixas em uma de suas fotos mais emblemáticas: Raul e o Tempo
Com músicas que variam desde o romântico, com suas belíssimas letras, às engraçadinhas, marca registrada dos anos 80, apesar do fato de que as músicas dos anos 70 tenham muito mais qualidade, vale a pena sim ouvir algumas músicas da década seguinte.
Quem disse que essas artes não podem se juntar? Pode sim, e dá resultados bem legais (pra quem gosta das bandas é claro). Fora as bandas clássicas que costumam ter um filme e tal, o cinema também deu uma MIXturada e olha só no que deu:
10. “Ace Ventura: Pet Detective” – CANNIBAL CORPSE
A grande dúvida de todo mundo que curte músicas anos 60 é: Qual banda é melhor? Cream do atual chatonildo do rock Eric Clapton (na época ele era legal) ou o Jimi Hendrix Experience do inacreditávelmente talentoso Jimi Hendrix.
Cream The Jimi Hendrix Experience
Ginger Baker (bateria), Jack Bruce (baixo), Mitch Mitchell (bateria), Jimi Hendrix (guitarra),
Eric Clapton (guitarra) Noel Redding (baixo)
Comparação:
No quesito guitarra, não há o que discutir sobre quem tem mais virtudes entre Jimi e Eric, não menosprezando Eric Clapton, que é uma personalidade da guitarra até os dias de hoje, mas Jimi Hendrix tinha uma voracidade impressionante, além da presença de palco, coisa que falta até hoje em Eric Clapton, e o fato de que ele fazia a 1º voz do JHE.
Cream 0 x JHE 1
No quesito baixo, os dois baixistas se equivalem em relação a técnica, com uma pequena vantagem por parte do Noel, porém a 1º voz do Cream é feita por Jack, o que para mim é uma vantagem e tanto (porque quem trabalha com banda sabe que tocar baixo e cantar é muito foda). Então:
Cream 1 x JHE 1
No quesito bateria é que está a questão: Qual é mais foda? Ginger Baker ou Mitch Mitchell. Eu como sou fã dos dois fica difíci pra responder. Ginger Baker (apesar de não parecer) é muito ágil e tem uma pegada impecável, já Mitch Mitchell apresentava aquela voracidade digna de um Experience. Como os dois tiveram influências bem parecidas é bem difícil dizer aspectos diferentes no seus respectivos estilos. Mas como o estilo e a presença do Mitchell é muito melhor, fico com ele.
Resultado final: Cream 1 x Jimi Hendrix Experience 2
Led Zeppelin com certeza é uma das melhores bandas que já passaram por este planeta, senão a melhor. Também pudera, quatro músicos brilhantes numa só banda não poderia dar outra coisa. O fato é que apesar dos pesares John Bonham, John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page fizeram um som que já foi muito imitado, mas nunca sequer igualado. O som que se diferencia de todas as coisas, provavelmente pelas suas influências que vão desde o blues até o pop anos 70, passando inclusive pelo reggae.
Em Cima: John Bonham (bateria). Da esq. p/ dir.: John Paul Jones (baixo), Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocais).
É claro que todo roqueiro que se preze já ouviu "Black Dog" mas fica a dica das seguintes músicas:
Black Mountain Side (Led Zeppelin I)
Hats Off to Roy Harper (Led Zeppelin III)
Só devo avisar a vocês que meu gosto é mais "psicodélico" do que o normal (o nome do blog já diz tudo), porém tem ótimas músicas lentas em todos os discos deles então vale a pena sim ouvir.
Eu não sei como vocês chegaram aqui, mas já que chegaram espero que gostem. A primeira postagem vai ser sobre a minha paixão já há alguns anos, e aposto que seja da maioria dos rockeiros de plantão... Espero que gostem.